Há cerca de um ano que começámos a lidar com certos hamsters que, na presença do gene Black, demonstravam nuances castanhas no pêlo, que inicialmente interpretámos como sendo o gene Umbrous. No entanto, depois de vários cruzamentos-teste em parceria com a Just Hamsters (João Matos), concluímos que esta variação está associada exclusivamente ao gene Black, como acontece com o chamado Silvering. Eis uma amostra de crias da 2ª geração de selecção desta característica.

 

Os pais são o Pantufa, macho Black Eyed Argente, e a Gesti, fêmea Dove, que possui a pelagem acastanhada do tipo Brownie, como já tinha a mãe antes dela. Pertencem a uma ninhada com o total de 6 crias, e destas 3 existe uma que apresenta visivelmente mais browning que as demais, pelo que iremos cruzá-la futuramente para acentuar esta característica.
Quando constatámos que a pelagem castanha não se devia ao gene Umbrous, primeiro motivo porque começámos a cruzá-los, considerámos a hipótese de não prolongar estas linhagens visto que tornava mais difícil produzir hamsters realmente pretos, que não é compatível com os padrões de selecção generalizados para o gene Black. Porém, se for seleccionado para intensificar este efeito, incluindo estes hamsters numa categoria própria à parte do Black standard, pode ser interessante enquanto uma potencial cor nova, num escalão diferente dentro da mesma cor. O nome Brownie deriva da tonalidade castanha que se assemelha aos brownies (biscoitos).

Todos os hamsters resultantes deste projecto provém de reprodutores previamente seleccionados com especial atenção no temperamento, além dos aspectos formais; São, desde muito pequenos, desprovidos de agressividade para com humanos, pelo que nos orgulhamos de os nossos cruzamentos terem dado frutos.

Sem comentários