Depois de vários anos de inactividade é com prazer que anunciamos o regresso oficial à criação de hamsters Campbell.

Depois de encontrarmos alguns exemplares que nos venderam em lojas de Lisboa, procedemos a um primeiro cruzamento (fêmea agouti com macho RE argente) do qual nasceu a primeira ninhada desde que deixámos de ter Campbells em 2010. Desde então retomámos alguns contactos e conseguimos introduzir novos machos e fêmeas. O objectivo inicial seria analisar quais os genes presentes nos Campbells com que tínhamos começado. Estes provinham de diferentes lojas e até mesmo criadores.

Além de agoutis e RE argentes obtivemos alguns albinos. Porém, viemos a confirmar que esses hamsters eram aparentados, o que se verificou de várias maneiras: (1) Comportamento inadequado da mãe perante os filhos na medida em que faltou atenção nos cuidados aos mesmos; (2) Desenvolvimento retardado de vários filhotes, morte de alguns; (3) Aos que chegaram a atingir a fase adulta, manifestaram alta tendência para morder, bem como submissividade face a outros hamsters, tanto machos e fêmeas. (4) Má conformação física, como por exemplo: tamanho reduzido, crânio pequeno e bicudo, patas traseiras descaídas, orelhas pequenas, desproporção entre o crânio e o resto do corpo.

Uma vez introduzidos hamsters provenientes do João Matos do Clube Português do Hamster, conseguimos finalmente obter várias ninhadas consecutivas com crias que se tornaram bastante dóceis, mas ainda com alguns problemas devido ao pai que já tinha sido produto de  consanguineidade. Esses novos hamsters são portadores de genes interessantes e que temos vindo a explorar nas criações actuais.

O objectivo actual é estudar e provar a presença do gene umbrous em indivíduos da coloração black (de pai Blue c/ silvering e mãe Agouti). Queremos também estudar e provar a presença de um hipotético gene banded ou collar, em crias que nasceram com uma extensão da mancha branca que cobre uma metade lateral do pescoço, na mesma intensidade que um mottled mas sem qualquer outra mancha.

Sem comentários